As inscrições iniciaram no dia 28 de outubro e irão até 05 de novembro, são ofertadas 252 vagas na área da educação.
Todas as vagas são para docência e educação, portanto exige-se Nível Superior Completo correspondente ao cargo desejado. Remuneração pode chegar a R$1.534,64. (Um mil quinhentos e trinta quatro reais e sessenta e quatro centavos)
A taxa de inscrição é de R$ 90 (noventa reais) e as inscrições são feitas exclusivamente no site www.cetapnet.com.br.
Vagas e Remuneração/Vencimentos
01. Professor da Educação Básica dos Anos Iniciais
e Educação Infantil – PEB I - Remuneração: R$ 1.278,87 (mil, duzentos e setenta e oito reais e
oitenta e sete centavos) Vagas: 140, sendo 7 para PCD.
02. Professor da Educação Básica dos Anos Finais
– PEB II – Artes - Remuneração: R$ 1.278,87 (mil, duzentos e setenta e oito reais e oitenta e sete centavos) Vagas: 06, sendo 1 para PCD.
03. Professor da Educação Básica dos Anos Finais
– PEB II – Ciências Físicas e Biológicas - Remuneração: R$ 1.278,87 (mil, duzentos e setenta e oito reais e oitenta e sete centavos) Vagas: 9, sendo 1 para PCD.
04. Professor da Educação Básica dos Anos Finais
– PEB II – Educação Física - Remuneração: R$ 1.278,87 (mil, duzentos e setenta e oito reais e oitenta e sete centavos) Vagas: 06, sendo 1 para PCD.
05. Professor da Educação Básica dos Anos Finais
– PEB II – Ensino Religioso - Remuneração: R$ 1.278,87 (mil, duzentos e setenta e oito reais e oitenta e sete centavos) Vagas: 04, sendo 0 para PCD.
06. Professor da Educação Básica dos Anos Finais
– PEB II – Geografia - Remuneração: R$ 1.278,87 (mil, duzentos e setenta e oito reais e oitenta e sete centavos) Vagas: 14, sendo 1 para PCD.
07. Professor da Educação Básica dos Anos Finais
– PEB II – História - Remuneração: R$ 1.278,87 (mil, duzentos e setenta e oito reais e oitenta e sete centavos) Vagas: 11, sendo 1 para PCD.
08. Professor da Educação Básica dos Anos Finais
– PEB II – Inglês - Remuneração: R$ 1.278,87 (mil, duzentos e setenta e oito reais e oitenta e sete centavos) Vagas: 08, sendo 1 para PCD.
09. Professor da Educação Básica dos Anos Finais
– PEB II – Língua Portuguesa - Remuneração: R$ 1.278,87 (mil, duzentos e setenta e oito reais e oitenta e sete centavos) Vagas: 16, sendo 1 para PCD.
10. Professor da Educação Básica dos Anos Finais
– PEB II – Matemática - Remuneração: R$ 1.278,87 (mil, duzentos e setenta e oito reais e oitenta e sete centavos) Vagas: 21, sendo 2 para PCD.
11. Técnico Pedagógico - Remuneração: R$ 1.534,64 (mil, quinhentos e trinta e quatro reais e sessenta e quatro centavos) Vagas: 17, sendo 1 para PCD.
Etapas da Seleção
1ª: Prova Objetiva de Múltipla Escolha. (Eliminatório e Classificatório)
2ª. Prova de Títulos (Eliminatório e Classificatório)
Editais e Anexos
Datas Importantes
PERÍODO DAS INSCRIÇÕES 28/08/2019 à 05/11/2019
CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES 13/11/2019 e 14/11/2019
EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E DE DIVULGAÇÃO DOS LOCAIS DAS PROVAS 20/11/2019
REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA 08/12/2019
AFIXAÇÃO DO GABARITO OFICIAL PRELIMINAR DA PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA 08/12/2019
RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA 23/12/2019
RESULTADO DEFINITIVO DA PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA 30/12/2019
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS REFERENTES À PROVA DE TÍTULOS 30/12/2019
RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA DE TÍTULOS 14/01/2020
RESULTADO DEFINITIVO DA PROVA DE TÍTULOS 20/01/2020
RESULTADO FINAL PRELIMINAR 20/01/2020
RESULTADO FINAL DEFINITIVO 24/01/2020
Conteúdo Programático
1. NÍVEL SUPERIOR COMPLETO
1.1 LÍNGUA PORTUGUESA
Compreender e interpretar textos. Níveis de Linguagem na modalidade oral e escrita.
Fenômenos Semânticos: Sinonímia, Antonímia, Polissemia, Ambiguidade, Homônimos e
Parônimos. Ortografia Oficial. Coerência Textual. Período Simples e Composto. Coesão
Textual. Concordância Nominal e Verbal. Regência Nominal e Verbal. Classe de Palavras.
Colocação pronominal. Pontuação. Figuras de Linguagem. Acentuação gráfica. Emprego da
crase. Operadores argumentativos e modalizadors textuais.
1.2 CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
1. Educação como direito social público. 2. O contexto educacional e histórico da escola
pública; 3. Política educacional brasileira; 4. Organização e gestão democrática da Educação
Básica no Brasil; 5. Planejamento e avaliação escolar em uma perspectiva construtiva –
práticas avaliativas e instrumentos de avaliação; 6. O Projeto Político-pedagógico:
concepções, funções, características, estratégias de construção; 7. Concepções de currículo
e interdisciplinaridade; 8. Projetos de ensino e de aprendizagem; Função social da escola:
Relação escola e sociedade; 9. Concepções teórico-metodológicas de aprendizagem e
desenvolvimento humano; 10. A afetividade como elemento mediador da aprendizagem; 11.
Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos; técnicas, meios e
avaliação; 12. Educação e diversidade; 13. Educação e inclusão – a integração de alunos com
necessidades educacionais especiais em classes regulares dos sistemas de ensino; 14. Direito
à Educação, acesso, permanência e sucesso escolar; 15. Educação, direitos humanos e
cotidiano escolar; 16. Avaliações da Educação Básica: Exame Nacional para Certificação de
Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), Sistema de Avaliação da Educação Básica
(SAEB), Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e Avaliação Nacional do Rendimento
Escolar (ANRESC – Prova Brasil); 17. A Teoria Histórico Cultural de Vygotsky; 18. A Teoria de
Jean Piaget. 19. Pedagogia de Projetos.
1.3 INFORMÁTICA
Sistema operacional e ambiente Windows 7, Windows 8, Windows 10. Edição de textos,
planilhas e apresentações utilizando Microsoft Word, Excel e Power Point (versões 2007 e
2010) no ambiente Windows. Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de
Internet. Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Intranet. Conceitos
de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Programas
de compressão de arquivos (Zip). Segurança da informação e procedimentos de segurança.
Noções de vírus, ameaças virtuais e aplicativos (antivírus, anti-spyware). Noções de Proxy e
Firewall. Procedimentos de backup.
1.4 LEGISLAÇÃO
1. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2. Lei
nº 9.795, de 27 de abril de 1999 - Política Nacional de Educação Ambiental; 3. Resolução
3/2005, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação – Normas
Nacionais para ampliação do Ensino Fundamental para nove anos; 4. Lei n° 8.069, 13 de julho
de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente / ECA; 5. Resolução n° 4, de 13/07/2010 –
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; 6. Resolução n° 7, de
14/12/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos;
7.Lei no 13.146, de 06 de julho de 2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência; 8. Lei no 11.494,
de 20 de junho de 2007 – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica; 9. Lei
Municipal de Maracanã nº 045, de 31 de dezembro de 2018 – Plano de Cargos, Carreira e
Remuneração para Profissionais do Magistério da secretaria Municipal de Educação de
Maracanã;
1.5 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
CARGO 01: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS INICIAIS E EDUCAÇÃO
INFANTIL – PEB I
1. Educação Infantil: Concepções e práticas pedagógicas; 2. Função política e social da
Educação Infantil; 3. Desenvolvimento infantil, segundo Piaget, Vygotsky e Wallon; 4. Currículo
como expressão de linguagens, práticas sociais e culturais infantis; 5. O brincar como eixo
dinamizador do currículo; 6. Avaliação na Educação Infantil e documentação pedagógica; 8. O
papel do professor na Educação Infantil; 8. Planejamento na Educação Infantil: espaços
interativos de aprendizagem, organização em projetos de linguagens; 9. Organização e
financiamento dos sistemas de ensino; 10. Processo de socialização, diversidade
sociocultural, inclusão; 11. Sexualidade infantil; 12. A literatura na educação da criança de 0 a
5 anos; 13. Afetividade nas relações professor-criança, criança-criança.
CARGO 02: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS FINAIS – PEB II –
ARTES
O ensino de arte na Educação Básica. O significado da Arte na Educação. A Arte como
conhecimento. As linguagens artísticas e suas especificidades (Arte Visuais, Música, Teatro
e Dança). Arte, Cultura e Sociedade. Tendências pedagógicas e o Ensino da Arte: Tendência
Idealista- Liberal; Tendência Realista-Progressista. Os fundamentos teóricos-metodológicos
no aprender e ensinar Arte: Componentes curriculares básicos que se inter-relacionam no
planejamento (objetivos, conteúdos, métodos de ensino, meios de comunicação, avaliação);
Planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais
para a área de Artes.
CARGO 03: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS FINAIS – PEB II –
CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS
O ensino de Ciências Naturais e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Os eixos temáticos:
Vida e Ambiente; Ser Humano e Saúde; Tecnologia e Sociedade e Terra e Universo; A busca
de informação em fontes variadas: observação, experimentação e textos; Instrumentos
facilitadores das aulas de Ciências. Uso de recursos didáticos para o ensino de Ciências.
Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem. Vida e ambiente: Conceitos básicos
em ecologia, populações e Comunidades. Ecossistemas: do ar, do solo e das águas.
Problemas Ecológicos Contemporâneos. Seres vivos; Anatomia e fisiologia humana. Terra e
Universo: matéria, propriedades e estados físicos e químicos. Elemento químico: classificação
periódica. Energia: mecânica, térmica, sonora, luminosa e elétrica.
CARGO 04: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS FINAIS – PEB II –
EDUCAÇÃO FÍSICA
Educação como direito social público. O contexto educacional e histórico da escola pública;
Política educacional brasileira; Organização e gestão democrática da Educação Básica no
Brasil; Planejamento e avaliação escolar em uma perspectiva construtiva – práticas avaliativas
e instrumentos de avaliação; O Projeto Político-pedagógico: concepções, funções,
características, estratégias de construção; Concepções de currículo e interdisciplinaridade;
Projetos de ensino e de aprendizagem; Função social da escola: Relação escola e sociedade;
Concepções teórico-metodológicas de aprendizagem e desenvolvimento humano; A
afetividade como elemento mediador da aprendizagem; Componentes do processo de ensino:
objetivos; conteúdos; métodos; técnicas, meios e avaliação; Educação e diversidade;
Educação e inclusão – a integração de alunos com necessidades educacionais especiais em
classes regulares dos sistemas de ensino; Direito à Educação, acesso, permanência e
sucesso escolar; Educação, direitos humanos e cotidiano escolar; Plano de desenvolvimento
da educação: Razões, princípios e programas; Avaliações da Educação Básica: Exame
Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), Sistema de
Avaliação da Educação Básica (SAEB), Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e
Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANERSC – Provinha Brasil e Prova Brasil) e
Sistema Paraense de Avaliação Educacional - SISPAE. Relações Fundamentais: Educação
Física e Educação; Educação Física e Ciência da Motricidade Humana; Educação Física,
Desenvolvimento Humano no Ensino Fundamental; Educação Física e Cultura Corporal;
Educação Física e Esporte Escolar; Educação Física e Saúde; Educação Física e Cidadania.
A Educação Física Formal e a Educação Física Não-formal Possibilidades de atividades
lúdicas: a ludicidade, o lazer e a recreação escolar a) Jogos b) Brinquedos c) Brincadeiras.
Conteúdos e Metodologia: a) Jogo b) Esporte c) Ginástica d) Lutas e) Atividades rítmicas.
Possibilidades de experiências prático-teóricas: cognitivas, sociais e afetivas: a) competição
b) cooperação c) sociabilização; 6. Educação Física e Educação Inclusiva. Os Parâmetros
Curriculares Nacionais e a Educação Física para a Educação Básica.
CARGO 05: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS FINAIS – PEB II –
ENSINO RELIGIOSO
A Natureza Transcendente da Pessoa Humana: A sede de infinito; Duas realidades presentes:
matéria e espírito; Necessidades materiais da pessoa; necessidades espirituais da pessoa.
Elementos constitutivos da dignidade da pessoa humana: A pessoa humana como ser livre: a)
O que é liberdade? b) Liberdade e livre arbítrio. c) Liberdade e responsabilidade; A pessoa
humana como ser inteligente: a) O potencial da inteligência; b) A função da razão; c) razão e
sentimento. A pessoa humana como um ser volitivo: a) O que é vontade. b) Os impulsos
instintivos e a vontade; c) Vontade, liberdade e responsabilidade; Valores. As diversas
dimensões da pessoa humana: A pessoa humana como ser social; A pessoa humana é um
ser político; A pessoa humana como ser cultural; A pessoa humana como um ser afetivo; A
pessoa humana como um ser espiritual (religioso); A pessoa humana como um ser biológico.
A pessoa humana e seus vários tipos de relações: relação consigo mesmo: verdade,
sinceridade, harmonia; Relação com o outro: respeito, justiça; Solidariedade; Relação com a
natureza: cuidado, zelo, responsabilidade; Relação com o Transcendente: obediência,
contemplação, louvor. A pessoa humana e suas circunstâncias: A experiência do sofrimento;
A experiência da crise e da angústia; O sentido da vida: o amor; A busca da felicidade.
Planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem.
CARGO 06: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS FINAIS – PEB II –
GEOGRAFIA
Evolução do pensamento geográfico; Sociedade, natureza e território: do meio natural ao meio
técnico-científico informacional; As ações humanas sobre a natureza; O espaço geográfico
mundial e brasileiro: processo de industrialização; O processo de urbanização; O espaço
agrário; O papel do Estado na organização do espaço; A dinâmica demográfica; Globalização
e geopolítica; O ensino de Geografia: princípios metodológicos; O uso de representações
cartográficas. Complexo regional da Amazônia
CARGO 07: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS FINAIS – PEB II –
HISTÓRIA
Ensino de História: saber histórico escolar; Metodologias do ensino de História; Trabalho com
documentos e diferentes linguagens no ensino de História; Conhecimento histórico
contemporâneo: saber histórico e historiografia; História e temporalidade; História do Brasil e
a construção de identidades; Historiografia brasileira e a História do Brasil; História nacional,
regional e local; História da América e suas identidades; Lutas sociais e identidades sociais,
culturais e nacionais; História do mundo Ocidental: legados culturais da antiguidade clássica,
convívios e confrontos entre os povos e culturas na Europa Medieval; História africana e suas
relações com a Europa e a América; Lutas sociais, cidadania e cultura no mundo capitalista.
CARGO 08: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS FINAIS – PEB II –
INGLÊS
Tempos e modos verbais; Verbos modais; Substantivos, adjetivos, artigos e advérbios;
Grau comparativo e superlativo; Formação de palavras, prefixos e sufixos; Estratégias de
leitura; Inferência de significado; Referência pronominal; Compreensão geral do texto;
Reconhecimento de informações específicas; Capacidade de análise e síntese; Tipos de
texto; Marcadores do discurso; Coerência e elementos de coesão; Principais expressões
idiomáticas; Noções de métodos de abordagens para o ensino de inglês com língua
estrangeira (EFL).
CARGO 09: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS FINAIS – PEB II –
LÍNGUA PORTUGUESA
Literatura: A linguagem literária: características do texto literário. gêneros literários: lírico,
dramático, épico. O Barroco no Brasil: características, a poesia lírica, a poesia sacra, a poesia
satírica. O arcadismo no Brasil: características literárias, principais poetas árcades brasileiros
O Romantismo no Brasil: a primeira geração romântica, a segunda geração romântica, o
romance urbano ,realismo e naturalismo no Brasil: características literárias, A obra de
Machado de Assis, Aluisio de Azevedo e Raul Pompéia. O Parnasianismo no Brasil:
características literárias, poemas de Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac O
simbolismo no Brasil: características literárias, a estética simbolista, principais autores. O
Modernismo no Brasil: o primeiro momento modernista no Brasil, A semana de arte moderna,
o segundo momento modernista no Brasil, a poesia e a prosa modernista, O pós-modernismo
no Brasil. Leitura e produção de texto ,Gêneros textuais, Intertextualidade, Inferência textual,
A narrativa: o ciclo narrativo, verossimilhança interna e externa, Estrutura da narrativa,
Descrição: a enumeração, a comparação, o contraste, Dissertação: a argumentação, a
estrutura do texto persuasivo, Coesão: coesão referencial, elipse, substituição, coesão lexical,
coesão sequencial, Coerência textual: as relações de sentido, a relação entre coesão e
coerência, Recursos estilísticos (aspectos textuais, gramaticais e convenções da escrita)
Distinção entre fato e opinião. Análise Linguística e construção do sentido A língua e
linguagem: os signos linguísticos, Variação e norma: as variedades regionais e sociais, as variedades estilísticas, os elementos da comunicação: funções da linguagem, ortografia oficial:
regras ortográficas, acentuação gráfica, processos de formação das palavras, efeitos de
sentido: conotação e denotação, figuras de linguagem: metáfora, metonímia, catacrese,
sinestesia, sinédoque, comparação, elipse, anáfora, pleonasmo, hipérbole, eufemismo,
prosopopéia, ironia, antítese, paradoxo, gradação, classes de palavras, relações de sentido
entre palavras: sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia, colocação pronominal,
pronomes relativos, as estruturas da língua: frase, oração e período, termos essenciais da
oração, termos integrantes da oração, termos assessórios, relações de sentido no interior do
período, concordância e regência: concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal,
pontuação, regras que definem o uso ou a não utilização da crase, sintagmas, morfemas,
processos de coordenação e subordinação dos períodos, funções sintáticas e papeis
semânticos das palavras. Fundamentos para o Ensino de Português. Concepções de
Linguagem. Abordagem Metodológica para a Aquisição da Leitura e da Escrita.
CARGO 10: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS FINAIS – PEB II –
MATEMÁTICA
História da Matemática. Ensino de Matemática na Escola de Ensino Fundamental e Médio.
Metodologia para o ensino de Matemática. Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais,
reais e complexos. Representação e relação: pertinência, inclusão e igualdade. Operações:
união, intercessão, diferença e complementar. Funções: Definição, domínio, imagem, gráficos,
crescimento e decrescimento, Tipologia, função injetora, sobrejetora, bijetora, par e impar,
Função composta e inversa. Funções: 1° grau (afim e linear), 2° grau (quadrática), modular,
exponencial, logarítmica e polinomial. Operações algébricas com funções polinomiais.
Trigonometria. Arcos e ângulos. Relações no círculo trigonométrico. Redução ao 1°
quadrante. Operações com arcos. Relações métricas e trigonométricas no Triângulo. Funções
trigonométricas diretas. Equações trigonométricas. Análise combinatória. Teorema
fundamental da contagem. Agrupamentos simples: arranjos, combinação e permutação.
Binômio de Newton. Noções de probabilidade. Experiência, espaço amostra e evento.
Definição, propriedades e operações de probabilidade. Probabilidade condicionada. Noções
de estatística. Conceito, universo estatístico e amostra (média, mediana, variável e desvio
padrão). Frequência e amplitude. Representação gráfica. Medidas de posição e dispersão.
Sequência. Progressões aritméticas. Progressões geométricas. Matrizes, determinantes e
sistemas lineares. Conceito, igualdade, tipos, operações e propriedades das matrizes.
Definição, propriedades e cálculo dos determinantes. Definição, classificação, discussão e
resolução de sistemas lineares. Sistema de inequação linear. Geometria analítica. Ponto, reta
e circunferência. Movimentos no plano: rotação, reflexão e translação. Geometria espacial.
Ponto, retas e plano no espaço. Poliedros convexos. Sólidos geométricos: prisma, pirâmide,
cilindro.
CARGO 11: TÉCNICO PEDAGÓGICO
1. Fundamentos teóricos e filosóficos da Educação no Brasil. 2. Educação e o pensamento
social brasileiro. 3. Produção teórica e filosófica contemporânea. 4. História da Educação no
Brasil. 5. Movimentos Sociais e Educação. 6. Parâmetros Curriculares Nacionais. 7. Educação
e diversidade social. 8. Relações entre Estado, Política e Educação. 9. Elaboração, gestão e
avaliação de projetos educacionais. 10. Educação e Inclusão: Política de Educação Especial,
Políticas e Estratégias de Inclusão. 11. Marcos Legais relativos ao combate à discriminação
racial; Diferenças e preconceitos na escola. 12. Política de Financiamento da Educação –
origens e fontes de recursos para a educação. O FUNDEB. 13. O Conselho Escolar como
instrumento de gestão democrática. 14. O Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei 8069/90.
15. Análise da dinâmica educacional e social da criança e do adolescente de risco e de sua
rede de relações. 16. A Organização da Educação Brasileira. 17. A ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos. 18. Modalidades de Educação de Jovens e Adultos. 19. Conceitos
e concepções de currículo; Metodologia para o planejamento curricular; Modelos e tipos de
currículo. 20. Tecnologias de informação e comunicação e práticas educativas. 21. Estudo da
psicogênese da língua escrita; 22. Avaliação escolar e planejamento numa perspectiva
emancipatória; 23. Alfabetização e letramento; 24. Políticas de formação continuada e prática
educativa.
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