Ora, ora, estudar Teoria Geral da Administração não é tão simples heim, o conteúdo é tão extenso que tem universidades que dividem em TGA I e TGA II. Pois bem, desmistificando logo, pois existem tantos livros de Teoria Geral por aí que acabam por nos confundir: Sim, Ciclo Administrativo, Funções da Administração e Processos Administrativos são a mesma coisa.
Ciclo administrativo é circular, ele sempre vai funcionar desse jeito, uma empresa para funcionar deve ter um ciclo giratório e funcionando sempre; são funções, pois cada uma tem sua funcionalidade, cada uma serve de engrenagem para algo e são processos, pois cada uma das funções tem etapas. Não é difícil de entender.
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Professor quando corrige sua prova |
Este ciclo se constitui de funções como falado no parágrafo anterior, podemos abreviar para PODC, essas funções são: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Explicarei cada um desses processos:
Planejamento é a etapa de criação de um projeto, grosseiramente dizendo, é a etapa onde formulam-se objetivos e os meios necessários para alcançar esses objetivos. Em um esboço um empreendedor, por exemplo, colocará o quanto de dinheiro ele irá precisar, quantos recursos pessoais (mão de obra) para alocar o projeto dele em rota de realização. Essa é a fase de planejamento.
Existem níveis de planejamento, à saber:
- Nível Institucional (Planejamento Estratégico)
- Nível Intermediário (Planejamento Tático)
- Nível Operacional (Planejamento Operacional)
O Planejamento Estratégico faz um mapeamento geral e ampla da empresa, verificando as forças e fraquezas da corporação.
O Planejamento Tático de decodifica as ordens provenientes do planejamento estratégico e as fixam em nível de departamento.
O Planejamento Operacional capta as ordens táticas e as executam de forma operacional, ou seja, é o agir, a realização ou execução da atividade primordial.
Além disso o Planejamento possui hierarquia, são 15 objetos hierarquicos, à saber.
Visão, Missão, Princípios, Políticas, Planos, Programas, Projetos, Atividades, Objetivos, Metas, Orçamentos, Cronogramas, Procedimentos, Normas e Regulamentos. Todos esses itens serão explicados em outro post mais à frente.
O Planejamento Tático de decodifica as ordens provenientes do planejamento estratégico e as fixam em nível de departamento.
O Planejamento Operacional capta as ordens táticas e as executam de forma operacional, ou seja, é o agir, a realização ou execução da atividade primordial.
Além disso o Planejamento possui hierarquia, são 15 objetos hierarquicos, à saber.
Visão, Missão, Princípios, Políticas, Planos, Programas, Projetos, Atividades, Objetivos, Metas, Orçamentos, Cronogramas, Procedimentos, Normas e Regulamentos. Todos esses itens serão explicados em outro post mais à frente.
Organização é a etapa na qual se alocarão os recursos, o trabalho será coordenado sendo ele foco central nessa etapa, dentro dessa etapa, as sub-etapas de trabalho serão todas analisadas.
Direção quando o trabalho já está em execução, nesse ponto entra a motivação, a liderança, a fiscalização do trabalho a designação de recursos pessoais. Após ou ao mesmo tempo dessa etapa temos Controle que tem a função de verificar o que pode ser melhorado, corrigir erros para que todo o trabalho continue da melhor forma possível.
MARCOS, Lucas Abrao Cunha. Ciclo Administrativo, Funções da Administração ou Processos Administrativos. [S. l.], 23 jun. 2019. Disponível em: https://learnadm.blogspot.com/2019/06/ciclo-administrativo-funcoes-da-administracao-proc-administrativos.html. Acesso em: DD MÊS. ANO.
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