sábado, 22 de junho de 2019

Principais Críticas do Modelo Taylorista do Processo Produtivo (Frederick Taylor)

Principais Críticas do Modelo Taylorista do Processo Produtivo (Frederick Taylor)


Imagem de Frederick Winslow Taylor
           Sabemos que Taylor desenvolveu métodos e técnicas que influenciaram e influenciam até os dias atuais às práticas industriais e de gestão do mundo todo. Extremo colaborador que inovou as relações de administração como um todo.
                   
                   Irei citar as críticas mais impactantes para o modelo Taylorista do processo produtivo. Pois bem, dentro do contexto do aprimoramento das formas de controle da execução de tarefas, aquela na qual sabemos que tira um papel de chefe opressor de cima dos operários e cria um setor de planejamento para repassar as ordens, dividindo as tarefas de forma racional, não é nada mais que uma técnica social de dominação. Faz-se com que o colaborador entenda o sentido da ação, ele então sente que possui um valor na corporação ou indústria, além também da "impessoalização" das ordens, tais exemplo de forma "sutis" que fazem com que o colaborador se submeta sem a necessidade de violência ou coação.

Cita-se também que a racionalização do processo de trabalho traz irracionalidade também, do ponto de vista que se acaba a valorização do sentimento, da emoção e do desejo, as pessoas são vistas como mercadorias onde um superior as manipulam como se fossem dinheiro, por exemplo.

O Filósofo Jürgen Habermas, mostra em análise os efeitos perversos do sistema de produção, e se opõe à razão instrumental e razão comunicativa, Jürgen Habermas diz que a lógica da razão instrumental se sobrepõe em setores na qual deveriam ser conduzidos pela razão comunicativa, de forma que as experiências pessoais e a comunicação em si, ainda são valiosos e contribuem grandiosamente. Não rejeita-se a razão, mas apenas verifica-se a necessidade de analisar em qual lugar alocar de melhor forma a razão e a humanização.


Ao citar utilize: 

MARCOS, Lucas Abrao Cunha. Principais Críticas do Modelo Taylorista do Processo Produtivo (Frederick Taylor). [S. l.], 22 jun. 2019. Disponível em: https://learnadm.blogspot.com/2019/06/criticas-modelo-produtivo-frederick-taylor.html. Acesso em: 22 jun. 2019.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores