segunda-feira, 24 de junho de 2019

Hierarquia do Planejamento (Itens do Planejamento)

        
Imagem indicativa de planejamento
Planejamento tem uma definição, porém a etapa é larga,
portanto, possui muito conteúdo.
        
   Hierarquia do Planejamento ou Itens do Planejamento serão abordados neste post. Bem sabemos que o Planejamento é uma Função do Ciclo Administrativo, talvez nem precisemos chamar de hierarquia do planejamento, portanto atribuiremos o nome à itens do planejamento que são 15, à saber: Visão, Missão, Princípios, Políticas, Planos, Programas, Projetos, Atividades, Objetivos, Metas, Orçamentos, Cronogramas, Procedimentos, Normas e Regulamentos. 

Visão: Nada mais é que a visão que a empresa tem de si mesma, e também em relação ao futuro.

Ex.: Visão Coca Cola Brasil

Atuar como base para nosso “Roteiro de Atividades” e orientar todos os aspectos de nosso negócio, descrevendo o que devemos conquistar para continuarmos com um crescimento sustentável e de qualidade.

Verificamos que a visão não limita-se em um setor, produto e etc. Podendo a empresa então ter visão acerca diversos pontos.

Missão: Missão parte do princípio "O que somos, o que fazemos, para que fazemos e pra quem fazemos"

Ex.: Missão Coca Cola Brasil

Princípios (ou Valores): Devemos entender o que é princípio, pois bem, princípio é o início. A empresa deve partir de que princípios ou valores, de que fundamentos?

Ex.: Princípios Coca Cola Brasil (Incompleto)

INOVAÇÃOBuscar, imaginar, criar, divertir: esse é o caminho para a inovação. Desejamos buscar o inesperado, estimular um ambiente onde vale a pena correr os riscos de inovar e de compartilhar ideias.
LIDERANÇAComo líderes, precisamos ter a coragem de construir um futuro melhor, meta que será alcançada fazendo a diferença como empresa global, com decisões e inspiração certas e influenciando aqueles com quem nos relacionamos.
RESPONSABILIDADEDevemos ter vocação para agir e honrar nossos compromissos.

Políticas: Declarações de como a empresa se relaciona com os outros, existem diversas políticas em uma corporação, por exemplo: Política de Benefícios, de Cargos e Salários, de Confidencialidade, de Sustentabilidade, de Anticorrupção e muitas outras que tem como objetivo declarar ações interativas ou a de fixação de regras.

Ex.: Política de Anticorrupção da Oi

Plano: é o propósito geral do planejamento, assim como políticas, existem diversas dentro de uma corporação. Plano de Desenvolvimento Individual repassado geralmente pelo setor de RH, faz parte de um plano corporativo com um objetivo.

Programa: Parte de um plano que visa atingir objetivos específicos. 

Ex.: Programa de aperfeiçoamento estudantil, profissional, de intercâmbio.

Projeto: Ramificações de um programa, coordenado por gestores diferentes.

Ex.: Programa de aperfeiçoamento estudantil (Projeto de aperfeiçoamento em física, matemática, química, administração e etc.) Coordenadores: X, Y, Z, W, A

Atividades: São as tarefas realizadas para que um plano funcione, as execuções dentro dos projetos que por sua vez fazem parte de um programa.

Ex.: Programa de aperfeiçoamento estudantil -> Projeto de aperfeiçoamento em física -> (Atividades: Aulas de Laboratório I, Física Quântica, Física Elementar e etc.) visando atingir um objetivo.

Objetivos: Objetivo é o que necessita ser alcançado, objetivo é a razão pelo qual promovemos esforços. Ou seja, se eu crio programas, que têm projetos e por sua vez tem atividades é pelo motivo de que eu busco algo, nesse ultimo exemplo, meu objetivo é que os alunos consigam melhores notas dentro da instituição ou até mesmo que consigam a excelência.

Metas: São meios para alcançar os objetivos, simples, se eu busco que meus alunos consigam excelência acadêmica vou procurar dar X aulas por semana, passar e corrigir X provas por semana. Metas (números que devo alcançar, para alcançar o objetivo). As metas devem ser bem estudadas por um administrador para que sejam repassadas metas possíveis e reais.

Orçamento: Toda a organização precisa monitorar suas receitas e despesas, um orçamento é a estimativa de tudo relacionado à dinheiro. Tudo se interliga, pois para um plano ser executado é necessário fundos para isso.

Cronograma: Cronograma é uma tabela com datas, ou horas. Mostrando em quanto tempo eu devo alcançar o objetivo, ou até mesmo, quando ocorrerá uma reunião e tudo em quanto. Não é necessário se prolongar muito nessa. (Auto-explicativo)

Procedimentos: São atividades regulares, procedimentos corriqueiros, sempre ou na maioria das vezes serão realizadas da mesma forma. Por exemplo, um funcionário logo quando chega em seu ambiente de trabalho checa seu e-mail, é claro, que isso é um procedimento pessoal. Porém, com este exemplo dá a entender o que são procedimentos.

Normas: São as regras da corporação, existem diversas, aplicadas em diversos setores tanto externos como internos e etc.

Regulamentos: Tem como o objetivo, como já mostra a morfologia da palavra, a regulação ou tornar regular. Existem regulamentos nas agências de autarquia federal como ANEEL, ANVISA, ANATEL e etc. E conselhos como OAB, CREA e etc.

Exemplo:
ANATEL regulamenta X X X X X, logo:
Oi fará:              Tim fará:         e demais operadoras farão

X X X X X          X X X X X       X X X X X

Neste caso, o descumprimento causará danos financeiros às empresas e outros dependendo da regulamentação.

Espero ter ajudado <3

 MARCOS, Lucas Abrao Cunha. Hierarquia do Planejamento (Itens do Planejamento). [S. l.], 24 jun. 2019. Disponível em: https://learnadm.blogspot.com/2019/06/hierarquia-do-planejamento-itens-do-planejamento.html. Acesso em: DD   MÊS.   ANO.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores