quarta-feira, 19 de junho de 2019

As organizações têm ou não têm objetivos do ponto de vista da Sociologia?

Os objetivos das organizações do ponto de vista da Sociologia


Livro Sociologia aplicada à Administração

    O livro Sociologia aplicada à Administração é interessantíssimo para todos aqueles que querem se aprofundar sobre as organizações, claro que, na minha opinião possui mais um enfoque no Serviço Social do que para a Administração em si, mas que promove informação aos montes - citando organizações fora do contexto tão somente corporativista, mas sim também sociológico. E por este motivo alguns alunos de administração e engenharia da produção tendem a se confundir ou não entender acerca de alguns pontos do livro.

        Pois bem, no capítulo 4 (A INTERAÇÃO DE METAS GRUPAIS E O CONFLITO) que é um capítulo muito bom, inclusive indispensável para administradores, pois realmente trata das metas pessoais, empresariais e etc. Assunto que um administrador deve dominar veementemente, Vemos uma afirmação muito curiosa, que tende a tirar o cabelo da cabeça de muitos leitores.

"A organização não tem objetivos, como exposto no capítulo anterior e, por isso, somente poder-se-á definir metas para serem concretizadas. Ademais, sendo um ente abstrato ela não pode ter metas próprias e sim seus participantes, com a particularidade de serem por eles alcançadas para satisfazer objetivos próprios." (BERNARDES; MARCONDES. 2009)

              OK, eu ouvi a vida toda que as organizações possuem sim, objetivos. O que significa isso?


        As organizações possuem e não possuem objetivos, vou explicar melhor, se pensarmos na organização como um ente abstrato, uma pessoa jurídica, como sendo também um prédio ou mais, essa mesma organização não possui objetivos, pois ela não pensa, não age e etc. Agora, por outro lado, pensar em organização como um agrupamento de pessoais, aí sim, veremos que tem objetivos, pois quem criam as metas para o alcance do objetivo, são as pessoas. Meio confuso né? Mas depois de um tempo pega a manha do entender. E por essas viagens que o livro é meio criticado. Mas é interessante!

Bons estudos!

Referências:

BERNARDES, Cyro; MARCONDES, Reynaldo C. Sociologia Aplicada à Administração. 7. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2009.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores