sábado, 15 de junho de 2019

Tipos de Organização - Segundo Parsons, Etzioni, Blau & Scott (Resumo)


Tipos de Organização - Segundo Parsons, Etzioni, Blau & Scott (Resumo)


variados tipos de organização
Existem diversos tipos de organização!
Iniciamos por entender que existem dois tipos de organização, propriamente ditas por meio do entender legal – a organização formal: que é um sistema de atividades ou de forças, de duas ou mais pessoas, conscientemente coordenadas. Ou seja, no âmbito do Brasil, este tipo de organização possui um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas); e também a organização informal: que nada mais é que um agregado de contatos e interações pessoais e os agrupamentos de pessoas associadas, uma organização informal diferente da organização formal não possui CNPJ ou estatutos, regras impostas de forma escritas ou fiscalização.

            Porém, segundo Parsons existem ainda, entrando mais a fundo nas concepções de organizações: Organização de produção; organização orientada às metas políticas; organização integradora e organização de manutenção de padrões. Explicando cada uma delas respectivamente, temos: a definição de que organização de produção nada mais é aquela que produz ou fabrica, bens de consumo para a sociedade; organização orientada a metas políticas, e curiosamente ainda que o nome faça alusão, realmente não tem nenhuma ligação com corporações partidárias de eleições, ou seja, são aquelas que procuram assegurar que a sociedade atinja metas que atribua valor; as organizações integradoras que buscam resolver conflitos, direcionar as motivações para a concretização de expectativas institucionalizadas e por fim as organizações de manutenção de padrões que buscar a continuidade da sociedade por meio de expressões, atividades educacionais e culturais.

            Expondo em continuidade, temos a tipologia definida por Etzioni que definiu serem três, à saber: Organizações coercitivas onde é imposto o poder, por força ou por seja lá quaisquer outros métodos para realmente coagir os indivíduos participantes com o interesse de atingir o objetivo definido; as organizações utilitárias onde o poder é o econômico, utiliza-se remuneração como principal controlador, as pessoas então se envolvem de acordo com os benefícios que esperam obter; por fim temos as organizações normativas que utilizam o controle moral para influenciar os participantes, cria-se um objetivo e métodos para chegar no objetivo definido pela organização e claramente por força moral esse objetivo é pretendido.

            Blau & Scott definem em conclusão, que existem, Organização de benefícios mútuos, onde os próprios membros são os beneficiários; organizações privadas onde os proprietários são os beneficiários; organização prestadoras de serviços onde os clientes são os beneficiários e organizações comunitárias onde o público em geral se beneficia.

Comentário próprio: Pessoal, esse assunto é de 1º período, bem resumido, eu mesmo desenvolvi. É muito importante estudar toda a teoria geral da administração e é importante também se aprofundar sobre os tipos de organização - cada uma tem seu modo de funcionamento e o administrador deve saber lidar com todas elas. (Exceto é claro, com as empresas coercitivas hihihi, se existem no Brasil, devem estar bem escondidas)

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores