domingo, 30 de junho de 2019

Recrutamento Interno e Externo

Diferença entre Recrutamento Interno e Externo

Realizando recrutamento

        Olá queridos leitores, para todos aqueles que já trabalharam em RH ou Departamento Pessoas é muito fácil definir o que é Recrutamento Interno e Externo, porém, as pessoas que ainda não tiveram contato, em maioria das vezes, não conseguem definir de forma concreta o que seja: Recrutamento Interno e Externo. Elas possuem vantagens e desvantagens sabia? O que é melhor para minha empresa?

        Pois bem, primeiro vamos definir o que é recrutamento: Pois bem, temos uma vaga em aberto e eu preciso achar alguém para suprir essa vaga, o recrutamento é a fase inicial para o preenchimento desta vaga.

          Lodi (1967) diz que recrutamento é "um processo de procurar empregados",  essa busca se inicia a partir do momento em que se cria uma vaga por motivos diversos, à saber: Demissão de um colaborador, promoção, transferência, aumento de quadro entre diversas. Flippo (1961) diz que além de ser um processo de procurar empregados acrescenta que deve-se "estimulá-los (candidatos) e encorajá-los a se candidatar", tenho um comentário próprio sobre esta afirmação, principalmente nos dias atuais de desemprego - não se aplica tanto, pois quando abre-se uma vaga, já aparecem candidatos aos montes para pleitear o cargo. Porém, o RH ou o setor de Gestão de Pessoas (O Termo RH e Gestão de Pessoas são para o mesmo setor, porém, existem corporações que preferem fazer jus a um nome de setor do que outro. Há quem diga que Recursos Humanos não é adequado) deve então manter o nível de respeito e tratar todos como se cada um fosse especial.

Na minha humilde opinião, não só o candidato deve causar boa impressão no primeiro contato, mas também o RH representando a empresa. Mas isso é papo para um outro post.

Então vamos lá, conhecimento nunca é demais, e perdão por escrever demais:


Recrutamento Interno

           O Recrutamento Interno nada mais é que a procura de candidatos para uma vaga na própria organização, geralmente, para cargos acima do que a pessoa já se encontra, se igual ou ao contrário o colaborador não se sentiria à vontade para se candidatar.

Existem prós e contras nesse formato de recrutamento.

Prós e Contras do Recrutamento Interno

  

Recrutamento Externo

         O Recrutamento Externo é o mais popular e o que dá mais trabalho para o RH, porém os recrutamentos em si são muito interessantes e podem ser muito divertidos. 

              Nesse modelo a busca pelo candidato acontece no mercado de trabalho (majoritariamente).

Prós e Contras do Recrutamento Externo

          Este post foi bem "basiquinho", mas totalmente interessante! Então, qual a melhor opção para a sua empresa? 

         Certamente você deverá analisar pontos cruciais como: será que tenho recursos para realizar um recrutamento externo? Acesso premium/empresa em sites de recrutamento como Infojobs, Vagas.com ou até mesmo LinkedIN? Tenho tempo para isso? Será que tem alguém em outro setor que trabalha muito bem e pode servir para esta vaga em aberto? Posso recorrer em outros meios de recrutamento caso a empresa permita que sejam gratuitos: Grupos do facebook, whatsapp e etc.? Tudo é válido gente na busca de um candidato muito bom.

Referências:

LODI, J.B. Recrutamento de pessoal. São Paulo. Livraria Pioneira, 1967
FLIPPO, E. P. Principles of personnel management. New York: MacGraw-Hill, 1961.
FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos PRH: Conceitos, Ferramentas e Procedimentos. São Paulo: Atlas. 2012.

Ao citar utilize

MARCOS, Lucas Abrao Cunha. Recrutamento Interno e Externo. [S. l.], 30 jun. 2019. Disponível em: https://learnadm.blogspot.com/2019/06/recrutamento-interno-e-externo.html. Acesso em: DD MÊS. ANO.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores