sábado, 29 de junho de 2019

Filosofia do Bem - Concepções de Aristóteles, Kant e Stuart Mill

Filosofia do Bem - Concepções de Aristóteles, Kant e Stuart Mill

Aristóteles

Para Aristóteles existem os bens secundários, como a fama, a riqueza, o prazer ou a alegria, itens que podem ser importantes para a felicidade. Porém, o homem deve buscar coisas que nunca ninguém poderá tirar: O discernimento e a lucidez, a então sabedoria prática que fará com que o homem aja do modo certo. Tendo posse desses bens que não são materiais, o próprio homem atingirá a virtuosidade. tornando-o mais realizado.

Kant

Já para Kant, o bem é o agir da consciência, agir com base no dever, entra então a diferença entre a vontade e desejo - onde desejo é o impulso natural e a vontade é a capacidade de agir segundo à razão.

Stuart Mill

Segundo a concepção de Stuart Mill, o bem individual pleno só se alcança com o bem comum, ou seja, se a coletividade é infeliz, logo, o indivíduo não será feliz.
O bem como conduta é avaliada de acordo com as consequências e analisando o número de pessoas que serão beneficiadas e as que serão prejudicadas - taxar-se-à a conduta de eticamente boa ou não com base no levantamento de informação.
Um exemplo prático disso: É necessário construir mais uma hidrelétrica, algumas pessoas da região serão prejudicadas, mas não importa, pois foi analisado que um número bem maior de pessoas serão privilegiadas - essa é a ideia que Stuart Mill trás ao falar sobre ideia do bem.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores