segunda-feira, 1 de julho de 2019

Etapas de Recrutamento e Seleção

Etapas (Recrutamento e Seleção)

      Nos post anterior, vimos a diferença entre Recrutamento Interno e Externo e falamos também sobre o que é Recrutamento, neste post veremos as etapas de Recrutamento e Seleção. Tudo para ter a melhor gestão de pessoas, vem aprender!

Recrutamento e seleção

      Bom, primeiramente para haver recrutamento é necessário ter vaga, o requisitar de pessoal se dá por conta da necessidade de preencher alguma vaga que ficou vazia por algum evento, exemplos: Desligamento, promoção, transferência, aumento do quadro, perfil da posição e etcApós verificar a disponibilidade de vaga, define-se a estratégia: o recrutamento ocorrerá de modo interno ou externo, os critérios, etapas de seleção serão definidos também. Em terceira etapa buscar-se-à candidatos, por banco de dados (LinkedIN, Vagas.com, InfoJobs ou site da própria empresa) ou por anúncio externo (Jornais, Revistas, Blogs e Etc.) ou por anúncio interno.

     Tria-se os currículos/candidatos para verificar se há aderência à vaga, após entra a etapa de entrevistar os candidatos (nessa etapa o Especialista de RH deve estar presente, assim como o(s) requisitante(s) das vaga(s)), por fim, ocorre a escolha do candidato. (Esse conjunto de etapas chama-se SELEÇÃO)


        Após a escolha do candidato, é necessário efetivar a oferta, enviar o candidato para realizar Exame Médico Admissional, antes disso realizar a Negociação Salarial e fazer a Avaliação Cadastral, a chamada PRÉ-ADMISSÃO que consiste na verificação de documentos do candidato.

Etapas de Recrutamento e Seleção

     Criei esse diagrama básico para ajudar no entendimento, o texto é longo, e marquei para chamar atenção da ÚLTIMA ETAPA, os respectivos representantes de RH estão deixando de comunicar os candidatos da não aprovação. Realizar essa etapa é muito importante, mostra que a empresa é séria, além de ser uma questão de respeito, ninguém gosta de participar de uma entrevista e nunca saber o que aconteceu, é de muita aflição saber que não foi aceito pelo comunicar do silêncio. Se coloque no lugar!

Obrigadoo! Confira os outros posts.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores