segunda-feira, 1 de julho de 2019

O que é seleção de pessoal | Conceito e Processos

Seleção de Pessoal - Conceito e Processos


         No post anterior tratamos sobre etapas de recrutamento e seleção, porém a etapa de seleção em si foi repassada bem superficialmente, por isso será tema deste post.


Recrutamento e Seleção


Conceito

     Seleção de pessoal é um processo no qual se escolhe pessoas adaptadas à determinada ocupação ou esquema operacional, podemos dizer também que é a escolha do candidato que mais está alinhado de acordo com as suas expectativas, afinidades e potencialidades com as necessidades e as expectativas do cargo.  Essa verificação de alinhamento é muito importante, pois quando o funcionário possui potencial maior do que a capacidade da empresa em oferecer desenvolvimento e crescimento, pode haver desinteresse.

Etapas

            Uma das primeiras etapas é a definição do perfil profissiográfico, ou perfil psicológico desejado que o candidato tenha para ocupar aquela vaga, inclui habilidades gerais, específicas e o detalhamento do potencial de desempenho. Em uma empresa se faz necessário ter descrições e competências necessárias para todos os cargos, assim facilita e muito no Recrutamento e Seleção.

Semple (1987) diz:

        "antes de iniciarmos o processo, é preciso que tenhamos em mãos uma 'Análise' da função, onde deverão estar escritas todas as tarefas que o cargo envolve, quais as habilidades e conhecimento necessários para o cargo..."
            A partir daí, teremos mais etapas como: Triagem de Currículos, Entrevistas (Será tratado em outro post), Provas de Conhecimentos (Caso necessário) e os Testes Psicológicos, Testes Vivenciais, e por fim, a Avaliação de Saúde.

1. Provas de Conhecimentos


        Como já diz o nome, visam avaliar os conhecimentos do candidato, temos como exemplo: Testes de língua portuguesa, matemática, prova oral para avaliação de fluência de outra língua e etc.

2. Testes Psicológicos

      Visam predizer o comportamento humano de acordo com os resultados e a comparação em um rol de padronização, ou seja, eles realmente ajudam a verificar se o perfil da pessoa é aderente à vaga. Segundo Tiffin e McCormick (1969), o uso de testes e/ou provas psicológicas, em resultado de estudos, ultrapassam os resultados alcançados pelos processos tradicionais ou pelo recrutamento ocasional.

              Os testes psicológicos são divididos em testes psicométricos e testes de personalidade  

     2.1. Testes Psicométricos

            Medem aptidões individuais, baseando-se em índices com escores ponderados e confiáveis. Ex: Testes de inteligência, Teoria de Thurstone, WAIS, WISC, Matrizes Progressivas de Raven e etc.

     2.2 Testes de Personalidade

               Identificam traços de personalidade, podem indicar estados temperamentais, necessidades, pressões que, afetando a vida do indivído, podem refletir na vida profissional.

3. Avaliação de Saúde

               Nesta etapa o candidato é encaminhado ao médico, geralmente um médico do trabalho, onde verificará se ele pode assumir o cargo de acordo com a sua saúde, se ele terá plena aptidão física para tal. Além disso, se faz de respaldo para as empresas, de muito tempo comentam que espertinhos chegavam na empresa com alguma doença e demandavam em juízo dizendo que a adquiriram no trabalho, o detalhamento inicial da condição registrada pelo médico no ato admissional é muito importante.

Por fim, deixarei os Testes Vivenciais e sobre Entrevistas para próximos posts.
Obrigado!

Referências:

TIFFIN, J.; MACCORMICK, E. Psicologia industrial. Tradução de M. H. S Cappellato. São Paulo: Helder, 1969.

Ao citar utilize


MARCOS, Lucas Abrao Cunha. O que é seleção de pessoal-Conceito e Processos. [S. l.], 01 jul. 2019. Disponível em: https://learnadm.blogspot.com/2019/07/o-que-e-selecao-de-pessoal-conceito-e.html. Acesso em: DD MÊS. ANO.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores