terça-feira, 2 de julho de 2019

Como conduzir uma entrevista de emprego MARAVILHOSA!

Como conduzir uma entrevista de emprego

Como conduzir uma entrevista de emprego MARAVILHOSA!


Entrou agora em uma empresa no setor de RH e vai acontecer a sua primeira condução em um processo seletivo, parece até que o(a) entrevistador(a) está mais nervoso que os candidatos, mas não se acanhe, querendo ou não os candidatos te vêem como superior e com muito respeito. Respire e siga essas dicas de ouro!


1. Atente para a abertura da entrevista


Cumprimente a pessoa entrevistada, faça a pessoa se sentir à vontade, alguns recrutadores adoram meter medo em candidatos, dizendo que a tarefa é difícil, isso e aquilo. Maldade na minha opinião, quanto mais o candidato estiver à vontade, mais ele mostrará a sua real personalidade, de fato nós queremos o real candidato ali, por isso, brinque, pergunte como vai a vida e peça para a pessoa se apresentar e caso ela assuma que está nervosa, conforte-a.


2. Faça as perguntas necessárias para obter informações sobre o perfil profissional e pessoal. (Dentro de um limite ético)


Quase tudo é permitido perguntar ao candidato, disse certo, quase. O objetivo é traçar o perfil profissional e pessoal do candidato, mas com perguntas estruturadas e plausíveis, nada de perguntar o que o candidato comeu na noite passada, ou em que situação financeira ele se encontra, se o candidato disser por conta própria, tudo bem! Mas é antiético, o entrevistador perguntar certas coisas, utilize do bom senso.

3. Cuidado para não ser dominado(a).


Nem todo candidato tem bom caráter, alguns agirão de má fé ainda que transpareçam ótimas pessoas, esteja atento(a) a tudo, e intervenha caso algo esteja mal contado ou mal explicado ou se o candidato agir com ignorância junto à você, ao responsável pela vaga ou para com as pessoas concorrentes intervenha. É claro que a pessoa será rejeitada, mas caso o candidato precise de um "chega pra lá", com respeito é claro, não exite em dar.

4. Todo encontro é EMOCIONAL.



O(a) candidato(a) talvez esteja participando do processo por muita necessidade, então caso o candidato na entrevista venha a chorar, ou dizer como anda sua vida, mantenha a postura, mas não o diminua. Faça com que ele ou ela saiba que você está se importando com a situação, esse trabalho é muito humano, não se finja de robô.

5. Seja breve!


A entrevista não precisa durar mais de 1 hora, não é um bate papo entre amigos no bar, trata-se de uma demanda de trabalho e provavelmente você tenha muitos outras demandas para resolver. Use o tempo que for necessário, mas saiba que você não tem muito tempo. :D


E por fim, DÊ UM FEEDBACK, ainda que básico no final da entrevista. Diga em quanto tempo receberá retorno e se haverá outras etapas no processo. Seja firme, vamos ao trabalho.

Ao citar utilize:
MARCOS, Lucas Abrao Cunha. Como conduzir uma entrevista de emprego MARAVILHOSA!. [S. l.], 02 jul. 2019. Disponível em: https://learnadm.blogspot.com/2019/07/como-conduzir-uma-entrevista-de-emprego.html. Acesso em: DD MÊS. ANO.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores